Concerto pela paz <br> a 22 de Novembro

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) realiza, no Fórum Lisboa (Avenida de Roma), no próximo dia 22 de Novembro, às 15h00, um concerto pela paz, com a participação de B'rbicacho, Conservatório D'Artes de Loures, Clave de Lua, Duarte, Luísa Amaro, Luísa Ortigoso, Oficina do Canto, Paulo Ribeiro com Jorge Moniz, Peste & Sida, Samuel, Sebastião Antunes e apresentação de Tiago Santos.

A iniciativa, apoiada pelas câmaras municipais de Lisboa e Loures, ocorre num contexto em que «os povos vêem crescer as ameaças à Paz em diferentes regiões do mundo» e «a guerra, com o seu rasto de barbárie e destruição, é cada vez mais utilizada pelas potências ocidentais dominantes para impor os seus interesses», lê-se na nota de apresentação publicada na página do CPPC.

«Um tempo em que aos homens e mulheres amantes da Paz se coloca a exigência de expressar a sua indignação face às guerras de agressão e de, pela sua acção, afirmar a muitas vozes a sua solidariedade com os povos vítimas do colonialismo, de actos de ingerência externa e de conflitos armados, de injustiças e desigualdades sociais, da opressão, do desrespeito da sua soberania e independência nacionais», acrescenta o Conselho da Paz, para quem «Portugal deve realizar uma política externa em defesa da paz, consentânea com os valores de Abril consagrados na Constituição da República Portuguesa, no respeito dos direitos dos povos, da igualdade entre os estados, da solução pacífica dos conflitos internacionais, da não ingerência nos assuntos internos dos outros estados e da cooperação com todos os outros povos para a emancipação e o progresso da humanidade.»

Antes do concerto pela paz, o CPPC realiza, na manhã do dia 22, a partir das 10h30, a Assembleia da Paz, importante momento da vida do CPPC e «oportunidade para aprofundar a reflexão sobre a evolução da situação internacional, as ameaças à Paz que persistem e se intensificam em várias partes do mundo e as medidas que devemos tomar para reforçar o movimento da Paz em Portugal».

Entretanto, no próximo dia 12 de Novembro, o CPPC promove na Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, na Rua da Palma, 248, um colóquio subordinado ao tema «Da Ucrânia ao Médio Oriente, a luta pela paz», no qual tomarão a palavra Luís Carapinha e Rui Namorado Rosa.

Entretanto no sábado, 8, o CPPC promove, em colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra, uma sessão evocativa do Movimento dos Municípios Zonas Livres de Armas Nucleares (ZLAN), que terá lugar, pelas 15.30 horas, no Auditório Conde Ferreira, naquela vila. Antes da sessão, no mesmo local, é inaugurada a Exposição «100 anos da Grande Guerra e a Luta pela Paz», com a participação de Gustavo Carneiro.




Mais artigos de: Nacional

Não dar tréguas a este Governo

A Juventude Comunista Portuguesa (JCP) contactou, durante a semana passada, com estudantes açorianos dos vários níveis de ensino e reiterou o seu apoio à sua justa luta contra as medidas e consequências da política governamental para a Educação.

Assegurar uma vida plena <br> e livre de dependências

Reagindo aos dados oficiais que indicam o agravamento do abuso de estupefacientes e de álcool em Portugal, em particular entre os dos jovens portugueses, a JCP acusa o Governo e as consequências sociais e económicas da actual política pela situação. Recordando que, por...

Bolseiros contestam<br>política para a ciência

O Orçamento do Estado para 2015 «aprofunda ainda mais a situação de estrangulamento financeiro em que se encontram as instituições de ciência e Ensino Superior», considera a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica...

Encontro com o MURPI

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral Jerónimo de Sousa, esteve reunida na segunda-feira com a direcção do MURPI – Movimento Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos. O encontro inseriu-se na ronda de contactos com organizações,...